quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Encyclia seidelii - reenvasamento

Encyclia seidelii

 Não se encontra disponível na Internet muita informação acerca desta espécie, talvez por ainda não ser muito comum nas colecções de Orquídeas.
 É oriunda do Brasil (estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) em altitudes entre os 1000 e os 1500 metros.
 É uma orquídea litófita (cresce agarrada às pedras) de porte pequeno que floresce na Primavera ou no Verão. As hastes podem crescer uns 70 cm e desenvolver 8 ou 10 flores que medem cerca de 3 a 4 cm, com pétalas e sépalas com um tom esverdeado ligeiramente castanho e o labelo magenta.
 Algumas fontes dizem que deve ser cultivada em temperaturas intermédias a quentes, mas noutras lê-se que a Encyclia seidelii aguenta algum frio. Sabemos que é a altitude a que as orquídeas se encontram na Natureza que define as temperaturas do seu cultivo. Espero que Encyclia seidelii seja capaz de aguentar 10º a 12ºC durante a noite, pelo menos durante o meu Inverno.
 Podem ser cultivadas montadas, em cestos ou então em vaso, com casca de pinheiro e perlite, com boa luminosidade e circulação de ar. Na fase de crescimento, regar e fertilizar com regularidade mas deve-se deixar o substrato secar entre regas. Durante o período de repouso precisa de temperaturas mais frescas (para induzir a floração na Primavera) e as regas devem ser bastante espaçadas, prolongando um pouco mais a fase seca.

Encyclia seidelii

 Hoje foi dia de a reenvasar. O substrato tinha aquele cheiro característico de quando está a ficar decomposto e pelo estado de algumas raízes, estava a precisar de uma mudança urgente.
Encyclia seidelii

 Por causa do meu método de humidificação diário (com o aspersor da mangueira) e pela exigência desta orquídea em deixar secar as raízes entre regas, optei por usar apenas Leca como substrato: mais drenável e com os furos que fiz na lateral do vaso, espero que mais arejado.

Encyclia seidelii

Encyclia seidelii

 Com um sistema radicular tão danificado, nem sei como é que aqueles pseudobolbos ainda estão tão redondinhos (felizmente)! Estive a rever a foto que lhe tirei quando a recebi e na verdade fiquei surpreendida por ver que afinal os pseudobolbos vinham ligeiramente enrugados (foto em baixo) e que entretanto ficaram mais "cheios" e redondinhos já durante os meus cuidados cá em casa. Boa!

Encyclia seidelii -  a 11-08-2017

 Ainda não consegui ter uma noção exacta se cresceu alguma coisa desde que chegou cá a casa. Talvez aquela pequena raíz continue em crescimento lento, mas felizmente com a coifa ainda bem verde. Mas não sei dizer se o pseudobolbo que está em formação estagnou ou se lá se vai desenvolvendo também lentamente.

Encyclia seidelii

2 comentários:

  1. Possuo uma dá mesma espécie assim como também possuo a Randii,Osmanta,patens todas vão bem aqui no inverno da região centro sul do PR até mesmo geadas severas a alguns dias a temperatura caiu pra -3 temos uma boa cobertura com lona resolve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite:
      Eu acabei por perder a minha, logo pouco tempo depois de a ter reenvasado! Foi mesmo uma pena porque era uma orquídea que gostava muito de ver um dia a florir.
      Fiquei com receio de tentar cultivar novamente! Quem sabe um dia arrisco novamente.
      Bons cultivos e obrigado pela visita! :-)

      Eliminar